terça-feira, 18 de março de 2014

Você conhece a Onfalite?

Meninas, um dos meus maiores medos relacionado aos cuidados com o RN, era o umbigo, como é que cuidava daquela bagaça?!? Graças a Deus, lá na maternidade orientaram muito bem, e acabei tirando de letra. Confesso que depois que a enfermeira disse que aquilo era uma carne morte e ele não sentia dor, aí que eu e o umbigo começamos a nos relacionar.

Mas não tem muito erro não, é só passar o cotonete com álcool 70% a cada troca de fralda e depois do banho, que o negocio cai, o do Paulinho caiu com 21 dias...parece mágica...uma hora está lá, outra hora não está mais...rsrs (alias estou em outro dilema...não quero guardar aquele troço..acho feio e nojento...rsrs...mas todo mundo diz que tem que guardar...o que vcs fizeram?).

Porém, como já aprendemos que nem tudo são flores na maternidade, zapeando pela internet, tomei conhecimento da Onfalite, que é uma infecção no umbigo e pode causar até a internação do RN, como podem ver no Blog Vida de Duas, e como minhas experiências já demonstraram, quanto mais informações tivermos sobre tudo o que pode acontecer, mais preparadas estaremos, seguem alguns esclarecimentos.

- Os cuidados e a higiene com o coto umbilical, no RN (recém-nascido) ocupam importante papel na cicatrização do mesmo. As infecções no coto costumam ser graves, necessitando de assistência especializada e prolongando o período de internação. A onfalite (infecção do coto umbilical) constitui uma das principais causas de mortalidade neonatal em populações carentes.

Cuidados para Limpeza do Coto Umbilical

 I- Limpar ao redor do coto com cotonete embebido em álcool 70%, com movimentos circulares até retirar toda a sujidade;

 II- Proceder à limpeza do coto, também com cotonete e álcool á 70%;  

 III- Secar toda área com cotonete;

 IV- Fazer a dobra na fralda, expondo o coto umbilical para evitar a proliferação de micro-organismos.


 Fonte: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2004/trabalhos/inic/pdf/IC4-53.pdf

2 comentários:

Unknown disse...

Eu joguei fora mesmo!rs

Unknown disse...

Oi Vera...

Ah que bom...não sou a unica mae desalmada que não quer aquele treco...

só não joguei fora ainda porque sei que vai dar bafafá com a mãe e a sogra...kkkkk

Bjos